“O olfato é o sentido mais antigo e intrigante, está diretamente ligado ao nosso sistema límbico e este justifica o grande poder da Aromaterapia”.
O uso de fumigações aromáticas é tão antigo quanto à própria humanidade. Padres, feiticeiros e curandeiros de todas as tradições as usaram em suas cerimônias e em vários rituais. Mais de 2.000 anos atrás, Hipócrates, o pai da medicina ocidental, combateu com sucesso a epidemia da peste em Atenas usando fumigações aromáticas através da cidade. Na idade Média, as pessoas queimavam pinheiro e outras madeiras aromáticas nas ruas em tempos de epidemias ou para expulsar demônios.
A aplicação de óleos essenciais por via olfativa e respiratória é a forma mais fácil, agradável, exige o mínimo de esforço do paciente e a melhor forma de se introduzir um novato no mundo da aromaterapia.
Os óleos essenciais inalados atuam em todos os níveis: físico, energético, emocional e espiritual
Os óleos essenciais inalados atuam em todos os níveis: físico, energético, emocional e espiritual.
Eles podem ser difundidos na névoa criada por um difusor elétrico, vaporizados através do calor de um difusor em velas ou borrifador de ambiente.
O difusor elétrico/atomizador é a forma mais efetiva de dispersão de óleos essenciais no ar. Seu uso é recomendado para todas as doenças relacionadas aos pulmões, coração, cérebro ou sangue. Ele projeta gotículas de óleos essenciais em um nebulizador, onde as gotas dos óleos essenciais são quebradas e transformadas em uma névoa muito fina, onde as gotículas ionizadas dos óleos essenciais permanecem suspensas por várias horas, revitalizando o ar com as propriedades antissépticas e desodorantes dos óleos utilizados.
Este pode ser utilizado em qualquer lugar em que seja necessário o tratamento do ar como: saunas, ofurôs, hospitais, consultórios, sala de espera, escolas, centro de ginástica e em casa, na sala de estar, no quarto, etc.
Existe uma conexão óbvia entre os pulmões e os centros psíquicos. A maior parte das práticas espirituais enfatiza a importância da respiração e este método de dispersão do óleo essencial sendo como a melhor forma de desfrutar de todos os sutis efeitos dos óleos nas emoções, no espírito e na alma.
Dosagens e Precauções
Geralmente o uso de óleos essenciais no difusor é muito seguro.
Para o uso do Blend Relaxante com óleo de lavanda francesa e laranja no aromatizador elétrico, use 3-5 gotas para cada 100ml de água e aproveite os benefícios dos óleos essenciais que acalma, trazem mais tranquilidade e alegria ao ambiente.
Na presença de bebês recém-nascidos, use com cautela, use alguns minutos por vez e observe.
Não use óleos ricos em cetonas no difusor (lavanda-estoeca, tuia, poejo, etc).
Fonte bibliogrática: Aromaterapia e cura pelos óleos essenciais. (Marcel Lavabre)