A Lavanda é reconhecida no mundo inteiro por ser a “Rainha” da Aromaterapia, mas muitos não sabem que existe uma grande variedade de lavanda e suas diferenças.
É preciso reconhecer que as espécies desta planta pertencem a uma mesma família botânica: Lamiacea e apesar de possuírem em seu nome a palavra Lavanda, elas são bem diferentes.
Cada espécie de Lavanda tem uma composição química única, assim como o seu efeito terapêutico. Nesse post você vai conhecer alguns tipos de Lavanda.
– Lavandula angustifólia: conhecida como Lavanda verdadeira, a Lavanda Francesa é ideal para quem procura os efeitos calmantes, relaxantes, alivio do estresse, melhora o humor, melhorar a qualidade do sono e um excelente regenerador da pele.
A lavanda tem diferentes efeitos farmacológicos que incluem atividades ansiolítica, analgésico, antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antiespasmódico, sedativo, cardiotônico, cicatrizante, etc.
“Uma dica é colocar na água morna algumas gotinhas do do Blend Relaxante e deixar os pés de molho por alguns minutos. Sinta o incrível benefício da Lavanda e a alegria da Laranja na sua noite de sono”
Seguindo com os outros tipos de Lavanda...
– Lavandula latifólia: conhecida como Lavanda Spike, tem uma propriedade mais forte anti-bacteriana e anti-viral. Muito usado em casos de bronquite aguda ou crônica, pneumonia e constipação em geral. Por conter cânfora tem o efeito de fortalecimento do coração.
– Lavandula x intermedia: conhecida como Lavandin, é uma classe de planta híbrida criada pelo cruzamento entre Lavandula angustifolia e Lavandula latifólia. Sendo assim, essa espécie de Lavanda contém uma mistura das qualidades e do aroma dessas duas outras.
Seu óleo essencial possui propriedades antiespasmódicos, eficaz na regulação da circulação sanguínea, agindo como um remédio cardiotónico. É especificamente útil como um purificador para arejar ambientes é um óleo de limpeza, para ajudar a equilibrar e manter um sistema respiratório.
O Lavandin costuma ser mais barato que as demais Lavandas.