O sono é fundamental não só para nosso descanso mas também para garantir a “limpeza” dos radicais livres e de toxinas do cérebro. Sem essa limpeza nosso cérebro está sub maior risco de doenças como o Alzheimer e demências em geral.
Há muito ainda a ser estudado mas colocar em prática o que já se sabe sobre as formas de melhorar o sono já é um excelente passo para uma noite ( e dia) melhores.
Confira alguns dos principais hábitos e práticas naturais citados em duas publicações renomadas sobre o sono:
1- o horário : esse é um dos mais importantes ( embora para muitos seja um dos mais desafiadores também). Os cientistas recomendam fortemente que seja estabelecido um horário de rotina para o sono, dormir sempre no mesmo horário todos os dias e também acordar todos os dias na mesma hora (preferencialmente de forma natural, sem despertador).
2- Prática de exercícios físicos : Não tão cedo que atrapalhe o sono pela manhã ( a não ser que você vá dormir realmente cedo, e esta é a prática dos esportistas) mas também não tão tarde. O ideal é que se tenha um intervalo de pelo menos 3 horas entre o exercício físico e o início do sono a noite.
3- Equilíbrio do stress e da ansiedade durante o dia. Sim, a máxima que “uma boa noite de sono começa durante o dia” é verdadeira. Equilibrar o stress e a ansiedade ajudam para que quando chegar o final do dia seu cérebro tenha Paz e tranquilidade para descansar.
4- Banho morno antes de deitar, pois a água morna relaxa não só os músculos mas também a mente.
5- Cafeína: evitar bebidas e alimentos que contenham cafeína. O motivo é bem químico… a cafeína tem uma molécula que se encaixa nos mesmos receptores cerebrais da “adenosina” , uma das substâncias no nosso organismo responsável pela sonolência no início da noite. Com isso a cafeína “bloqueia” a ação da adenosina, levando a pessoa a ter mais dificuldade para pegar no sono.
6- Luz solar : logo pela manhã a luz natural ajuda a acertar nosso relógio biológico e nossos hormônios, para que a noite eles nos ajudem a dormir melhor. Esta provado que apenas 20min de sono durante o dia ajuda a liberaçao da melatonina, um outro hormônio responsável pela sonolência.
